https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1689/slider/d166ec63db296e44b619bac977b50a30.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1689/slider/b2be182702ae5cb1986c45a053560ec3.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1689/slider/e6d88396f050578be34e1994b2d68392.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1689/slider/873ef6aabf22fb2d69ef4813e7951cb7.png
Características da Mulher Virtuosa
05/01/2021 18:46 em Feminilidade cristã

Em primeiro lugar, a vida da mulher virtuosa tem Deus como centro. A mulher virtuosa faz tudo para a glória de Deus e para edificar todos que passam por ela, não é pedra de tropeço para ninguém. Ela não se importa com o que as pessoas dizem a respeito de suas vestes ou de seu visual modesto. Por quê? Porque é ao Senhor que ela teme.

''A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada'' (Pv 31:30). Este é o ponto alto da descrição da mulher virtuosa e mostra a origem de todas as suas virtudes. No centro da vida desta mulher está seu relacionamento com Deus, e ela teme tudo aquilo que possa vir a ameaçar essa relação.

 

Em segundo lugar, a mulher virtuosa se preocupa com a Palavra. Provérbios nos lembra inúmeras vezes ''O temor do Senhor é o princípio da sabedoria'' (Pv 9:10). Então, não nos surpreende que quando essa mulher temente a Deus fala, ''Fala com sabedoria e ensina com amor'' (Pv 31:26).

 

Em terceiro lugar, a mulher virtuosa, se casada, centra-se em seu marido. Ela encontra satisfação em ser uma ajudadora para seu esposo. Ela não encara isso como um mandamento humilhante, pois sabe que Deus usa a mesma palavra hebraica (ezer, que significa ''ajuda), para descrever a si mesmo como o ajudador do Seu povo. Ser uma ajudadora é ser como Deus. É um nobre chamado.

 

Em quarto lugar, a mulher virtuosa, se for mãe, centra-se em seus filhos ''Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera" (Pv 31:28,29). Por quê? Porque sua mãe devotou-se a eles todos os dias de suas vidas. Ela não vê os filhos como um acessório necessário, nem como um problema que pode ser repassado. O coração dela está tomado pelos filhos. Ela os ama e cuida de seus corpos, de suas mentes, e de suas almas.

 

Em quinto lugar, a mulher virtuosa centra-se em sua casa. Ela administra e conduz seu lar com habilidade, precisão e eficiência. A casa é como uma grande corporação, com diversos departamentos. Há um departamento de vestuário ''Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos'' (Pv 31:13), ''Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos'' (Pv 31:21), departamento alimentício ''Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões'' (Pv 31:14), ''Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha'' (Pv 31:16), departamento de decoração ''Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura'' (Pv 31:22) e departamento financeiro ''Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite'' (Pv 31:18). Também pode haver um departamento educacional, quando se tem filhos. Tudo isto demanda uma variedade de talentos e de ações diariamente.

 

E, por último, a mulher virtuosa envolve-se com a caridade. Ela se preocupa com os pobres e necessitados ''Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres'' (Pv 31:20).

A motivação da mulher virtuosa é importante porque suas atividades de renda são um meio para alcançar seu objetivo final, não um objetivo em si. Que objetivo final? Estar sempre providenciando para sua família, não se preocupando e investindo em sua carreira, usando sua formação profissional ou trabalho como meio para ter um estilo de vida igual de outras pessoas. Isso não significa que esta mulher esteja proibida de trabalhar e investir em si mesma, mas apenas quando os papéis principais são bem desempenhados, ela estará livre para exercer o papel secundário de trabalhar fora do seu lar. Sua verdadeira motivação é a de cuidar bem de seu marido, de seus filhos e seu lar para a glória de Deus.

 

''Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis'' (Pv 31:10).

 

Isabella Caldeira.

COMENTÁRIOS